Emagrecer e Hipertrofiar ao mesmo tempo. É possível?

Emagrecer e Hipertrofiar ao mesmo tempo. É possível?

Aposto que todos os Profissionais da Área já ouviram essa pergunta.
Mas será que é possível alcançarmos essa façanha?

A primeira coisa que quero esclarecer é que: GORDURA NÃO PODE SE TRANSFORMAR EM MÚSCULO. Isso não existe!

Confira essa matéria também: Gordura Corporal - Por que engordamos?

Então veja qual caminho vou seguir para você entender bem o conteúdo desta matéria.

É preciso entender os processos para o ganho de massa muscular e os processos para o emagrecimento.



Processo de emagrecimento é gerado por ingerir menos calorias do que você gasta.
Processo de ganho de massa muscular é gerado por ingerir mais calorias do que você gasta.

Bem, então na teoria é impossível fazer os 2 ao mesmo tempo, certo?
Na verdade é possível.

Alguns fatores são fundamentais para que isso ocorra:
⚫Boa alimentação
⚫Bom descanso
⚫Bom treinamento

Esse fenômeno normalmente ocorre com alunos iniciantes que eram sedentários, e o choque faz com que seja possível alcançar os 2 resultados ao mesmo tempo, mas vamos olhar para um aluno avançado.

O aluno avançado que pesa por exemplo 80 kg e tem 10% de gordura, tem 8 kg de gordura. Se conseguirmos aumentar o peso dele para 90 kg sem ganhar gordura já estaríamos com menos de 9% de gordura e com mais massa muscular.

Vamos dar um exemplo:
- um aluno avançado que treina a mais de 12 anos, ganhou 3,2 kg e perdeu 1,3 de gordura em 1 mês.

Como isso é possível?
Simples. Tirou-se tudo que tinha de errado no treinamento dele (e o problema é esse, muito aluno treina errado) e isso gerou um choque tão grande como se ele fosse iniciante.

A grande maioria comete 2 erros clássicos quando tentar alcançar os 2 objetivos ao mesmo tempo:

1) Comer muito pouco

Não adianta comer 100 calorias ao dia e esperar ganhar massa muscular, da mesma forma que comer 5.000 calorias também não irá gerar mais hipertrofia, já que, não é proporcional quanto mais se comer, mais hipertrofia, envolve-se múltiplos fatores.

2) Treinar em excesso, inclusive aeróbio

O medo de engordar, vai fazer com que você treine demais, o que não irá gerar mais hipertrofia e ao abusar no exercício aeróbio um estímulo pode acabar por “anular” o outro. 
Isso acaba por prejudicar o desempenho e a recuperação do mesmo, e consequentemente seus resultados.

O segredo é treinar em horário diferente ao do levantamento de peso. Se não for possível, treinar logo após o treino de levantamento de peso, mas da maneira correta.

Lembre-se sempre de buscar orientação de um nutricionista e um educador físico para montar sua dieta e treinamento corretamente, e assim você conseguirá atingir os seus objetivos.

Comentários

  1. Parabéns pelo conteúdo. Muito didático e bem explicado. Continue nos ensinando sempre! Abraço

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