Teoria do Treinamento


Teoria do Treinamento

Considero essa matéria o divisor de águas para quem quer trabalhar com Treinamento. Os conceitos que aqui explico servem para qualquer área esportiva de atuação. Aproveitem bem esse conteúdo.

INTRODUÇÃO

⚫Treinamento: Instrução organizada.

⚫Objetivo: aumentar rendimento físico, psicológico, intelectual dos seres humanos.

Preste muita atenção na diferença que há entre Treinamento Esportivo e Treinamento Físico mencionado logo abaixo.

Treinamento Esportivo: processo organizado de aperfeiçoamento, que é conduzido com base em princípios científicos, estimulando modificações funcionais e morfológicas no organismo, incluindo significativamente na capacidade de rendimento do esportista.

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Treinamento Físico: Processo de fazer uso propositado de exercícios físicos para desenvolver as capacidades e os traços que afetam o nível de desempenho de atividades musculares.

Objetivo:
⚫Qualidade de vida
⚫Melhora da aptidão física para atividades de vida diária (AVD).

CARACTERÍSTICAS DO TREINAMENTO ESPORTIVO

1. O treinamento sempre objetiva a obtenção do maior rendimento individual possível na modalidade praticada.
Exemplo: Atacante X Goleiro

2. O treinamento é uma questão individual.

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Rendimento esportivo: Soma de vários fatores que podem variar de pessoa para pessoa, mesmo se o resultado de duas pessoas em uma competição for o mesmo.

3. Um nível elaborado de desenvolvimento físico, psicológico, técnico e tático só será conseguido se o praticante se sujeitar a cargas de treinamento elevadas.
⚫Aumentar exigências do corpo.
⚫Aumentar tempo de exposição à modalidade (mudar hábitos e estilo de vida).

4. O Treinamento é caracterizado pela sua natureza planejada e sistemática.

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EMPIRISMO
Método no qual dados são coletados com base na experiência. Possui valor, mas é limitado.

Motivo das limitações:
⚫Suas vivências podem ser poucas.
⚫Sua interpretação pode estar errada.
⚫Sua lembrança dos fatos pode falhar.
⚫Suas conclusões podem não ser válidas para outras circunstâncias e
pessoas.

CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método estruturado de adquirir conhecimento que envolve objetividade e controle, para a solução de um problema.

Passos do método científico:
- Desenvolver o problema 
- Definir e delimitar o problema 
- Formular a hipótese 
- Coletar dados 
- Analisar dados 
- Interpretar os resultados.

Treinamento Esportivo:
⚫Tentativa e erro ⇒ usado por muitos anos. (correto em linhas gerais, mas erra anos detalhes)
⚫Conhecimento científico ⇒ Indicador para tomada de decisões.

5. O treinamento esportivo é marcado pela educação e pelo crescimento.
Exemplo: 
Mental ⇒ Amadurecimento, disciplina
Físico ⇒ Técnica de execução

6.Característica de papel dominante do treinador. (Não paternalismo e dependência)
Exemplo: Diferentes estratégias de relacionamento treinador-atleta para conseguir melhor desempenho do atleta (Felipão X Bernardinho).

TREINAMENTO GENERALIZADO X TREINAMENTO ESPECIALIZADO

Treinamento Generalizado é multilateral:
⚫Desenvolvimento (fortalecimento) do corpo como um todo.
⚫Desenvolvimento de todas as capacidades de forma geral.
Objetivo é formação geral do atleta.

Treinamento específico é a forma pela qual se estabelece uma relação ótima entre os componentes determinantes do rendimento em uma modalidade esportiva.

- Acelerar processo de aptidão física e psíquica para cumprir às exigências da modalidade.
- Identificar fatores limitantes para alta performance.
- Treinamento específico gera efeitos específicos.
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- Analisar a solicitação da modalidade para treinar as capacidades específicas.
Ex: Remo
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Estado de treinamento: Relação ideal entre os dois tipos de treinamentos para melhorar o rendimento.

Para obter altos rendimentos nas competições devemos:
1. Orientar o treinamento para o desenvolvimento de todos os seus componentes (Treinamento generalizado).
2. Desenvolver os componentes específicos da modalidade (Treinamento específico).

COMPONENTES DO TREINAMENTO

⚫1-Preparação física.
⚫2-Preparação técnica.
⚫3-Preparação tática.
⚫4-Preparação intelectual.

1-Preparação Física: Desenvolvimento das capacidades físicas principais (velocidade, força, resistência anaeróbia, flexibilidade).
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2-Preparação Técnica: Desenvolvimento da técnica de movimento específica de cada modalidade.

Técnica de movimento ⇒ Coordenação de ações motoras, sequencia de movimentos para a realização de uma determinada tarefa (Padrão de movimento).
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Objetivo da preparação técnica:
1. Adquirir a técnica de movimento mais adequada à tarefa.
Existe melhor padrão?
Será que é necessário?

Fundista X Velocista
(Conhecer característica da modalidade)

2. Aprender técnica esportiva de forma racional (executar o movimento de forma consciente)
Processo contínuo, sem interrupção e a longo prazo.

Bases motoras necessárias para melhoria de técnica:
⚫Coordenação: Integração do sistema nervoso central e musculatura esquelética no movimento ou na sequencia de movimento.

⚫Habilidade: Atos ou movimentos predeterminados para um dado estímulo. Passíveis de aprendizagem.
Ex: Saltar e Correr (diversidade/complexidade)

⚫Equilíbrio: Capacidade de manter o corpo em um mesmo estado de movimento.
Ex: Manter equilíbrio X Provocar desequilíbrio

Observações:
- Técnica depende da condição física.
- Assimilação da técnica é melhor quando condições físicas são boas.
Ex: Corrida – Influência da fadiga
Falta de flexibilidade
Arremesso de peso – Falta de força

3-Preparação tática:
⚫Encontrar melhor estratégia para o atleta vencer a competição ou obter o melhor resultado.
⚫Muito importante em modalidades esportivas coletivas (Bom resultado depende de ação conjunta).
⚫Importância depende da modalidade.
Ex: Atletismo ⇒ Meio-fundo X Fundo
⚫Depende da condição física e técnica.

4-Preparação intelectual:
Deter conhecimentos específicos sobre os princípios de treinamento, aquecimento específico, aspectos da prova, aspectos táticos, etc.

Preparação intelectual depende do nível intelectual do atleta, da motivação e do preparo físico.
Preparação Teórica
⚫Faz lidar melhor com aspectos do jogo / modalidade.
⚫Faz o atleta conhecer melhor o adversário, seus pontos fortes e suas fraquezas (estudo de vídeos)

Observações gerais:
- Componentes intimamente interligados.
- Ênfase maior para uma preparação ou para outra depende do momento do atleta, da competição, etc.

Espero que essa matéria venha a aumentar os seus conceitos sobre Treinamento.

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