Tríceps na Polia Alta - Pegadas Pronada e Supinada. Existem diferenças?

Tríceps na Polia Alta - Pegadas Pronada e Supinada. Existem diferenças?


Existe alguma diferença na execução do exercício Tríceps na Polia Alta utilizando as pegadas pronada ou supinada?

Vamos analisar as questões anatômicas. 
Dê uma conferida nesta matéria também: Tríceps Braquial - Anatomia.

A supinação e pronação não ocorre na articulação do cotovelo, ocorre no osso rádio que roda ao redor do osso ulna e todas as inserções do músculo tríceps braquial via seu tendão é no processo do olecrano da ulna. Uma boa técnica para verificarmos essa situação é a Anatomia Palpatória, onde é possível notar e perceber essa questão anatômica. Se colocarmos o dedo indicador sobre o olecrano da ulna e realizar os movimentos de supinação e pronação, poderemos perceber que a única movimentação existente será a do osso rádio.


Então, veja.
Ao executarmos o exercício tríceps na polia com pegada supinada ou pronada, não haverá mudança no trabalho do tríceps braquial, não haverá modificação anatômica de posicionamento, nem de ação, quando estendemos o cotovelo na execução do exercício. Teremos um posicionamento exatamente igual em ambas as pegadas.

No entanto, se ocorrer alguma modificação no posicionamento do ombro, haverá uma alteração no trabalho das cabeças do tríceps braquial, principalmente da cabeça longa, pois trata-se de um músculo que atua na articulação do cotovelo e do ombro (biarticular).

Na próxima matéria estarei explicando quanto ao posicionamento da articulação do ombro durante a execução do exercício tríceps na polia alta.


Comentários

  1. Ótima matéria.
    Devo executar os dois exercicios com pegada privada e supinada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erciane, tudo bem?
      Que bom que gostou da matéria.
      Como escrito na matéria, a ativação do músculo não muda, mas como as vezes é bom dar uma variada, você poderia fazer em um treino usando a pegada pronada e em outro treino fazer a pegada supinada.
      Continue acompanhando o meu blog.
      Obrigado.

      Excluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é muito importante.