Supino Reto com Barra e Pullover com Barra - Comparação Eletromiográfica

Supino Reto com Barra e Pullover com Barra

Venho apresentar a análise de um artigo científico, cujo estudo realizado tinha o objetivo de comparar a ativação eletromiográfica do músculo peitoral nos exercícios Flexão Horizontal de Ombro (Supino Reto com Barra) e Extensão de Ombro (Pullover com Barra).

Nesse estudo foram avaliados 10 voluntários do sexo masculino na faixa etária entre 20 a 30 anos de idade com vivência na prática de musculação a pelo menos 1 ano.

Os eletrodos foram colocados na região dos músculos peitoral maior e deltoide anterior, e ambos os exercícios foram executados até a falha concêntrica do movimento.



Análise dos Resultados
- não houve diferença significativa na ativação do peitoral entre os dois exercícios;
- notou-se uma diferença significativa na ativação do deltoide anterior entre os dois exercícios, sendo superior no supino reto;

Nesse estudo o autor apontou outros estudos corroborando com esse estudo atual, demonstrando que os resultados apresentados são fidedignos.

Conclusão
O autor citou que de acordo com os dados apresentados, não pôde ser constatada que no supino reto houve maior ativação do músculo peitoral maior do que no exercício pullover barra. A pesquisa mostrou também que há uma diferença significativa no recrutamento do deltoide anterior no exercício supino reto em relação ao pullover barra.

Referência Bibliográfica

MOTA, MR; BOGÉA, RV. Comparação eletromiográfica na ativação do peitoral nos exercícios flexão horizontal do ombro e extensão do ombro. Repositório Institucional UniCEUB. Brasília, Nov 2015. 

Comentários

  1. Belo artigo professor. Sempre esclarecedor

    ResponderExcluir
  2. Esse é o objetivo do meu blog. Esclarecer sem enrolar. Continue visitando o blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é muito importante.