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Mostrando postagens de Outubro, 2016

Levantamento Terra e Stiff - Quais as diferenças entre eles?

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Muitas pessoas tem dúvidas sobre esses dois exercícios: o levantamento terra e o levantamento com pernas estendidas, mais conhecido como stiff. Então agora vamos esclarecer todas as dúvidas.
Levantamento Terra e Stiff.
Quais as diferenças entre eles?

levantamento terra é um exercício de treinamento com pesos que desenvolve os músculos da região lombar, pernas, trapézio e glúteos.

É um dos exercícios mais completos para as costas, pois recruta quase todos os músculos dorsais para o levantamento do peso.

Entretanto, apesar de sua eficiência, é extremamente perigoso pois é necessária postura perfeita para sua realização e qualquer vacilo pode resultar em sérias lesões.

Para a realização correta do exercício, a coluna deve sempre ficar ereta, sendo necessário, para tanto, "arrebitar" os glúteos, de maneira a encaixar os quadris, possibilitando dobrar os joelhos para a realização do exercício.

Deve-se inspirar profundamente, de maneira a inflar o tórax e contrair a musculatura abdomi…

Rosca Direta - Barra Reta ou Barra W, qual a melhor?

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Em uma sala de Musculação todo Professor já se deparou com a seguinte pergunta de seus alunos: qual a melhor barra para fazer a Rosca Direta, barra reta ou barra W?
Visando acabar de vez com esse questionamento e certos "achismos" que encontramos por aí, decidi compartilhar as informações de um Artigo Científico que estudei e analisei.

Confira também as seguintes matérias:
Rosca Direta com Barra - Pegada Aberta e Pegada Fechada

Bíceps Braquial - Anatomia






O objetivo do Artigo Científico era averiguar se havia alguma diferença no número de repetições máximas a serem executadas e qual das barras seria mais confortável durante a realização deste exercício. O teste foi realizado por 18 homens com uma média de treino semanal de 4-5 vezes por semana e com frequência de 5-6 meses de treinamento sem interrupção. O exercício foi ajustado com 75% da carga de 1RM sendo realizado até a exaustão.




Vamos as informações dispostas neste estudo:

- não houve diferença significativa entre os exercícios …

Hipertrofia Muscular - Efeitos de uma dieta rica em Carboidratos

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Baseado em mais um artigo científico, essa matéria visa explicar como o uso de carboidratos para o treinamento de força tem sido essencial para melhorar os resultados a serem obtidos na hipertrofia muscular. 

Segundo McArdle, Katch e Katch (2003) e Powers e Howley (2005) os carboidratos são nutrientes que desempenham importantes funções em nosso organismo, como: - principal fonte de energia na realização de exercícios físicos; - preservação e conservação das proteínas, evitando o seu fracionamento; - funcionam como ativador metabólico para o catabolismo dos lipídeos; - funcionam como combustível para o sistema nervoso central, sendo armazenados nos músculos e no fígado, na forma de glicogênio.
No meio esportivo, muitas pessoas ainda pensam que o efeito benéfico de uma dieta rica em carboidratos só ocorra em exercícios de longa duração, exercícios aeróbios como maratona, ciclismo, entre o outros. Porém, o uso de carboidratos em exercícios anaeróbios, como o treinamento de força, tem sido ess…

Supino Reto com Barra e Pullover com Barra - Comparação Eletromiográfica

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Venho apresentar a análise de um artigo científico, cujo estudo realizado tinha o objetivo de comparar a ativação eletromiográfica do músculo peitoral nos exercícios Flexão Horizontal de Ombro (Supino Reto com Barra) e Extensão de Ombro (Pullover com Barra).
Nesse estudo foram avaliados 10 voluntários do sexo masculino na faixa etária entre 20 a 30 anos de idade com vivência na prática de musculação a pelo menos 1 ano.
Os eletrodos foram colocados na região dos músculos peitoral maior e deltoide anterior, e ambos os exercícios foram executados até a falha concêntrica do movimento.


Análise dos Resultados - não houve diferença significativa na ativação do peitoral entre os dois exercícios; - notou-se uma diferença significativa na ativação do deltoide anterior entre os dois exercícios, sendo superior no supino reto;
Nesse estudo o autor apontou outros estudos corroborando com esse estudo atual, demonstrando que os resultados apresentados são fidedignos.
Conclusão O autor citou que de acordo co…

47 motivos para amar a Corrida

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Muitas pessoas sempre relatam que não gostam de correr ou inventam alguma outra desculpa qualquer. Com esses motivos que estou citando abaixo, duvido que ainda vai querer ficar sentado aí no seu sofá.
1 -Diga adeus à barriga
Pesquisadores da Universidade de Dublin (Irlanda) afirmam que um adulto de 63 kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa; em comparação, ao pedalar ele gasta 277 calorias e, ao jogar tênis, 272 calorias. Resumindo: você seca a barriga até 40% mais rápido.
2 - Ossos à prova de bala
Quinze minutos de trote leve, três vezes por semana, são tudo o que você precisa para reduzir em até 40% o risco de desenvolver osteoporose quando tiver uma idade mais avançada, de acordo com a National Osteoporosis Society, do Reino Unido.
3 - Chegue lá
Alguns corredores estabelecem metas de distância ou tempo. Outros se concentram na saúde e no peso, e muitos correm só para relaxar. Correr contribui para você alcançar qualquer objetivo que planejar.
4 - Pense mais rápido
Pesquisado…