Contração Muscular - Tipos de Contração Muscular


Tipos de Contração Muscular

Essa é uma matéria que decidi escrever para os futuros Profissionais da área da Educação Física, mas também serve de apoio para os Profissionais que já atuam, visto que, mostra detalhar de uma forma simplificada como ocorrem os mecanismos da contração muscular.

A primeira coisa, a saber, é que a característica distinta do músculo é sua capacidade de contrair-se. O desenvolvimento da tensão dentro de um músculo faz com que ele tracione suas inserções. Essa ação de um músculo é referida como contração muscular; contudo, o uso dessa palavra é confuso, porque sugere que o músculo encurta em comprimento durante essa atividade.
Vamos analisar mais profundamente.

Um músculo pode estar contraído e não mudar a extensão, ou pode estar estendido.




Visto desta maneira, uma expressão mais adequada, segundo McGinnis, para descrever contração muscular seria Ação Muscular, pois quando um músculo está ativo, ele desenvolve tensão e traciona suas inserções. O músculo ativo pode encurtar, ficar do mesmo tamanho ou estender.

Vamos conhecer então os mecanismos de ação muscular.

Ação Muscular Concêntrica
Quando o músculo está ativo e suas inserções se aproximam, dizemos que está ativo concentricamente (ou contraindo concentricamente). Essa ação muscular é uma ação concêntrica. Isso ocorre quando o efeito do torque criado pelo músculo ativo em qualquer membro em uma articulação está na mesma direção que a rotação do membro.

Ocorre quando:
- os músculos flexores estão ativos e ocorre flexão
- os músculos extensores estão ativos e ocorre extensão
- os músculos abdutores estão ativos e ocorre abdução
- os músculos adutores estão ativos e ocorre adução
- os rotadores internos (externos) estão ativos e ocorre rotação interna (externa)

Resumindo, na ação muscular concêntrica, há força e efeito de torque na mesma direção dos pontos de inserção dos músculos ou rotação de membros, gerando um trabalho positivo, ou seja, aumento das energias cinéticas ou potenciais.

Ação Muscular Excêntrica
Quando o músculo está ativo e suas inserções estão se afastando, dizemos que está ativo excentricamente (ou contraindo excentricamente). Essa ação muscular é uma ação excêntrica. Isso ocorre quando o efeito do torque criado pelo músculo ativo em cada membro em uma articulação está na direção oposta da rotação do membro.

Ocorre quando:
- os músculos flexores estão ativos e ocorre extensão
- os músculos extensores estão ativos e ocorre flexão
- os músculos abdutores estão ativos e ocorre adução
- os músculos adutores estão ativos e ocorre abdução
- os rotadores internos (externos) estão ativos e ocorre rotação externa (interna)

Resumindo, na ação muscular excêntrica, há força e efeito de torque na direção oposta dos pontos de inserções musculares ao da rotação dos membros, gerando um trabalho negativo, ou seja, diminuição das energias cinéticas e/ou potenciais.


Ação Muscular Isométrica
Quando o músculo está ativo e suas inserções não se movem uma em relação à outra, dizemos que está ativo isometricamente (ou contraindo isometricamente). Essa ação muscular é uma ação isométrica. Nesse caso não há mudança de energia cinética ou potencial, pois não ocorre rotação do membro e nenhum trabalho mecânico é realizado. Para haver este equilíbrio estático (membro não mover), um torque opositor deve manter-se na articulação a fim de mantê-la em equilíbrio estático.

Resumindo, quando um músculo está ativo e suas conexões não se movem uma em relação à outra, está ativamente isométrico.

Espero que tenham gostado desta abordagem.

Referência Bibliográfica:

SANTOS, F.T; OLIVEIRA, D.A. Análise cinesiológica da Rosca Direta e Rosca Scott: uma abordagem comparativa. EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Ano 16, nº 163, Dezembro de 2011.


Comentários