Whey Protein - Tipos de Whey Protein


Whey Protein


Dependendo da forma de obtenção, o Whey Protein pode ser classificado como concentrado ou isolado

Whey Protein Concentrado é normalmente rico em proteína e contém também um pouco de gordura e lactose. Ele ainda contém uma excelente concentração de imunoglobulinas. 

Whey Protein Isolado é extremamente rico em proteína, contendo menos gordura e lactose e menor concentração de imunoglobulinas que o concentrado. A sua digestibilidade e absorção são muito rápidas. 



Os melhores suplementos de whey protein são aqueles que combinam o whey concentrado com o whey isolado. Isso porque a velocidade de absorção deles é diferente, sendo o isolado prontamente absorvido pelo organismo, ficando dessa forma prontamente bio-disponível. Já a bio-disponibilidade do concentrado é mais lenta comparada ao isolado. 

A combinação dos dois tipos de whey cria um eficiente mecanismo time-release (liberação gradual) onde o objetivo é nutrir o organismo imediatamente após o consumo, onde entra o whey isolado, e manter essa nutrição por mais tempo, através do whey concentrado, dando todo o suporte necessário para que se obtenha o máximo dos benefícios proporcionados pelo whey.

Já o segmento de suplementos de whey premium adiciona ainda o whey hidrolisado à sua fórmula. O whey hidrolisado é geralmente um whey isolado que tem algumas de suas cadeias maiores de aminoácidos quebradas enzimaticamente em cadeias menores. Isso leva a uma melhor absorção pelo organismo. As vantagens do whey hidrolisado são as seguintes:
- maior bio-disponibilidade
- parcialmente pré-digerido para melhor absorção humana
- alta concentração de peptídeos

Contudo, o ideal é que o whey hidrolisado esteja presente em proporções ideais para melhores resultados. Em pesquisas observou-se que animais submetidos a exercícios exaustivos foram capazes de manter os teores séricos de glicose e albumina e do glicogênio muscular, utilizando whey com 15% de grau de hidrólise. Já em outras pesquisas feitas utilizando whey com 30% de grau de hidrólise, não observou-se o efeito protetor observado anteriormente. 

Provavelmente o whey hidrolisado com 30% de grau de hidrólise não tenha sido tão bem absorvido e metabolizado quanto o de menor grau de hidrólise (15%). Isso mostra que não basta apenas o suplemento fornecer um combinado de tipos diferentes de whey protein. É indispensável que eles estejam em proporções ideais.

Pesquisas comprovaram que uma dieta suplementada com mistura de proteínas de soro de leite (whey protein), parcialmente hidrolisadas e com carboidrato foi capaz de estimular a secreção de insulina e aumentar os níveis de aminoácidos plasmáticos com maior eficiência que dietas suplementas com proteína intacta (não hidrolisada) ou com apenas carboidrato.

Estudos realizados em Campinas (SP), utilizaram animais recebendo dois tipos de dieta, proteína do soro isolada ou um hidrolisado (grau de hidrólise médio) resultante do mesmo isolado, submetidos a três condições experimentais: grupo sedentáriogrupo treinado e grupo treinado à exaustão

Foram avaliados a evolução ponderal do tempo de exaustão, concentração de lactato sanguíneo, glicose, albumina e proteínas totais séricas, além de glicogênio e proteína muscular. 

Os resultados mais relevantes neste estudo mostraram que a proteína hidrolisada promoveu melhor desempenho físico nos animais treinados, evidenciado pela maior resistência à exaustão; o hidrolisado produziu redução do lactato sanguíneo e apresentou vantagem significativa quanto à manutenção dos níveis de albumina e de proteínas séricas totais. 

Foi possível inferir, desta pesquisa, que o grupo de animais em dieta de hidrolisado de proteínas de soro tiveram melhor desempenho metabólico e foram significativamente mais resistentes à exaustão que os animais que receberam a dieta com proteínas de soro íntegras (não hidrolisadas).

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