Remada Curvada - Pegada Pronada e Pegada Supinada - Quais as diferenças?


Remada Curvada - Pegada Pronada e Pegada Supinada

Qual a diferença entre realizar a remada curvada com a pegada pronada e com a pegada supinada?

Em outras matérias aqui do meu blog já expliquei as diferenças entre as pegadas, mas vou colocar aqui mais uma vez para você entender.

Tipos de Pegadas - Supinada, Neutra, Pronada
Posição das mãos em relação a Pegada

- Pegada Supinada: ao segurar na barra, a palma de sua mão estará voltada para você
- Pegada Pronada: ao segurar na barra, o dorso de sua mão estará voltado para você



Assim sendo, vamos as considerações sobre o exercício Remada Curvada:
  • Posição Anatômica
    Pés afastados, quadril flexionado, joelhos semi-flexionados
  • Músculos Estabilizadores
    Glúteo máximo, isquiotibiais, eretores da espinha (estabilização do tronco). Quadríceps e tríceps sural também tem uma certa ação de estabilização corporal. Usando pegada pronada ou supinada os músculos estabilizadores serão os mesmos e quanto maior a quilagem utilizada, maior a solicitação desses músculos

  • Remada Curvada com Barra Pegada Pronada
    Análise da Pegada Pronada
    Em posição anatômica (citado acima), mãos afastadas além da linha do ombro, braços estendidos e ao realizar o movimento, puxar a barra em direção a região peitoral (fase concêntrica). Nessa pegada há uma abdução horizontal de ombro na fase concêntrica e adução horizontal de ombro na fase excêntrica, fazendo com que se execute uma forte adução escapular contra a resistência

  • Remada Curvada com Barra Pegada Supinada
    Análise da Pegada Supinada
    Mesma posição anatômica da outra pegada, mãos afastadas na linha do ombro, braços estendidos e ao realizar o movimento, puxar a barra em direção a região peitoral novamente, porém, em direção aos feixes inferiores (fase concêntrica). Nessa pegada há uma extensão de ombro na fase concêntrica e flexão de ombro na fase excêntrica 


CONCLUSÃO

Podemos verificar claramente que dependendo da pegada há uma alteração do plano de trabalho de ombros. 

Quando se faz a extensão e flexão de ombro (pegada supinada), há um trabalho escapular menos acentuado em relação a abdução e adução horizontal (pegada pronada).

Assim sendo, na abdução e adução horizontal de ombro (pegada pronada) há um exigência maior dos músculos rombóides (maior e menor) e trapézio (superior, medial e inferior) e na extensão e flexão de ombro (pegada supinada) há uma intensidade menor de rombóides e trapézio, e uma alta intensidade do latíssimo do dorso.

Ficou bem claro então né, Pegada Pronada solicita mais os músculos rombóides (músculos profundos das costas) e trapézio (músculo superficial das costas) e Pegada Supinada solicita mais o músculo latíssimo do dorso (músculo superficial das costas).

Veja anatomicamente:

Remada Curvada - Anatomia Muscular das Costas



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