Supino Reto e Crucifixo - Comparação entre a atividade eletromiográfica do peitoral maior, deltóide anterior e tríceps braquial (Revisão de Artigo)

Comparação entre Supino Reto e Crucifixo


Qual a importância desses estudos?

Muitos exercícios podem ser adotados para desenvolver um mesmo grupamento muscular, entretanto, um exercício pode ser mais indicado para algo mais específico. Dessa maneira, torna-se importante a análise biomecânica para uma seleção de exercícios que otimizem os estímulos para cada segmento corporal.

Qual o objetivo desse estudo? 

Comparar a eletromiografia dos músculos peitoral maior, deltóide anterior e tríceps braquial durante a execução dos exercícios supino reto com barra e crucifixo na máquina.

As atividades desses músculos foram avaliadas durante a realização de 10RM de cada exercício e em 13 homens treinados.

Introdução

No estudo de McCaw e Friday foi comparado o supino realizado com pesos livres e em máquina com 60% e 80% da carga de 1RM e foi observado uma maior ativação muscular do deltóide anterior e médio durante o supino com pesos livres e não foram reportadas diferenças entre os exercícios na atividade dos músculos peitoral maior e tríceps braquial.

No estudo de Welsch et al. foi comparado a atividade dos músculos peitoral maior e deltóide anterior em 3 exercícios: supino reto com barra, supino reto com halter e crucifixo com halter e de acordo com os resultados, não houve diferenças na atividade dos músculos peitoral maior e deltóide anterior entre os exercícios.

No estudo de Bompa e Cornacchia, 56 exercícios foram comparados com o objetivo de classificá-los em relação ao sinal eletromiográfico integrado normalizado pela contração isométrica voluntária máxima. Essa análise, limitada por captar o sinal de um único músculo, apontou o seguinte:
- supino declinado com halteres como o movimento que gerou maior sobrecarga no peitoral maior (93%)
- supino declinado com barra (89%)
- flexão de cotovelo entre os bancos (88%)

Resultados
- não houve diferenças na atividade do peitoral maior e deltóide anterior entre os exercícios
- a atividade do tríceps braquial foi maior na realização do supino reto em comparação com o crucifixo
- durante o supino, a atividade do peitoral maior foi maior em relação ao tríceps braquial, sem diferenças entre peitoral maior e deltóide anterior ou deltóide anterior e tríceps braquial
- no crucifixo, a atividade do peitoral maior e do deltóide anterior foram maiores em relação ao trícesp braquial, sem diferenças entre deltóide anterior e peitoral maior

Conclusão
De acordo com os resultados obtidos pode-se concluir que, se o objetivo do treinamento for estimular o deltóide anterior ou o peitoral maior, ambos os exercícios podem ser usados, dependendo da disponibilidade de materiais ou da especificidade da atividade motora na qual se procura melhorar a performance.

Referência Bibliográfica
JUNIOR, V.A.R; GENTIL, P; OLIVEIRA, E; CARMO, J. Comparação entre a atividade EMG do peitoral maior, deltóide anterior e tríceps braquial durante os exercícios supino reto e crucifixo. Rev Bras Med Esporte v.13 n.1 Niterói jan./fev. 2007. 


Comentários