Cinesiologia - Exercícios que Ativam os Músculos Dorsais


Cinesiologia - Músculos Dorsais



Confira o vídeo




Conceito de Cinesiologia

A palavra Cinesiologia é formada pela união de dois termos gregos: kinesis, que significa movimento e logos, que significa estudo. Portanto Cinesiologia significa estudo do movimento

Podemos conceituar a Cinesiologia como a ciência que estuda os movimentos do corpo humano. Estudar os movimentos do corpo humano é conhecer as causas e leis que os regulam com a finalidade de obter a maior vantagem possível desses movimentos. Para tratamentos de diversas patologias, quer seja através da utilização de mobilizações, alongamentos, fortalecimento muscular, trações, hidroterapia, os conhecimentos de Cinesiologia serão básicos. Portanto, grande parte da Cinesiologia estuda as causas e leis a que estão sujeitos os movimentos do corpo.

O corpo humano é capaz de uma infinidade de tipos de movimentos. Os movimentos das partes do corpo permitem à pessoa locomover-se, praticar exercício físico, exercer seus trabalhos e todas as suas atividades. Ou seja, os movimentos são fundamentais para a vida. Dai a importância de conhecer os elementos envolvidos no movimento e os fatores que o influenciam. Somente assim, será possível evitar lesões que possam prejudicar os movimentos e tratar os problemas que dificultam ou impedem os movimentos.



Diferença entre Cinesiologia e Biomecânica

Alguns autores consideram o termo Cinesiologia semelhante a Biomecânica. Outros porém, consideram essas duas palavras como tendo significados diferentes. Para estes últimos, Cinesiologia seria o estudo do movimento em seus aspectos anatômicos e fisiológicos, ao passo que a Biomecânica considera também os aspectos mecânicos que influenciam o movimento. Basicamente, considera as forças que atuam no movimento. Entre as forças que influenciam o movimento temos: forças internas (forças musculares) e externas (força da gravidade, de atrito, resistência do ar).

Comentários