Alimentação - Dicas eficientes para poder crescer

Alimentação - Dicas eficientes para poder crescer

Nesta matéria estarei dando muitas dicas de como comer corretamente para poder crescer com qualidade. Muitas pessoas dão ênfase ao treinamento e esquecem de comer adequadamente, e assim, nunca saem do mesmo lugar. Aqui estarei abordando a ALIMENTAÇÃO, mas não se esqueçam que temos que seguir os 4 pilares corretamente:

- TREINO
- ALIMENTAÇÃO
- SUPLEMENTAÇÃO
- DESCANSO

Essa matéria complementa uma outra que também postei aqui em meu blog.

Aproveitem as dicas e vamos crescer!!!
  • É necessário fazer de 5 a 8 refeições por dia com intervalo de 2:30 a 3:00 entre cada refeição, pois assim seu corpo não entra em CATABOLISMO. Você precisa comer nos intervalos recomendados para estar sempre em ANABOLISMO.
  • Fazer uma refeição NUTRITIVA. Ou seja, nada de comer Mc Donalds, pizzas ou esfihas, isso não vai funcionar. Assim só vai crescer o panceps. Em uma refeição nutritiva deve-se ter proteína de qualidade, carboidrato de qualidade e boas gorduras.
  • O consumo de proteína deve ser de 2 a 3 gramas por kilo corporal. Exemplo: se você pesa 80 kilos, deve consumir de 160 a 240 gramas de proteína por dia. Consuma proteína em todas as refeições. Lista de proteínas: atum, carne magra, clara do ovo, iogurte, leite, peito de frango, queijo cottage, peixe, shakes de proteína.
  • Ingira muitos copos de água por dia, é muito importante, já que, nosso corpo é 70% água e é necessário beber durante todo o dia. Esteja sempre bem hidratado, pois a água é o melhor e mais importante diurético existente e um ótimo aporte hídrico é fundamental para a hipertrofia muscular, além de manter a saúde.
  • Carboidratos. Existem diferentes tipos e é a principal fonte de calorias no organismo. Eles podem ser simples e complexos. Quanto mais complexos, mais demoram para “queimar” e mais eficiente e sustentada será a liberação de energia. Já os simples liberam energia muito rápido. Para isso, deve-se considerar o índice glicêmico (IG) desses alimentos. Esse índice reflete o impacto que determinado tipo de carboidrato exerce sobre a glicose sanguínea. Salvo na refeição imediatamente pós-treino, deve-se preferir sempre carboidratos de baixo IG. Lista de carboidratos: batata-doce, inhame, aveia, arroz integral, feijão, frutas, quinoa, pão integral, vegetais.
  • Coma antes de treinar. É conveniente uma refeição leve em torno de 60 minutos antes do treino. Essa refeição de conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras.
  • Coma depois de treinar. Logo após o treino, é interessante realizar uma refeição o quanto antes para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo. A fim de garantir praticidade, neste caso o uso de suplementos é recomendável. Logo após o treino o seu organismo aumenta o poder de síntese de proteínas, então, este é o momento de dar proteína ao seu corpo.
  • Coma gorduras. Sim, isso mesmo. Mas não é qualquer tipo de gordura, são as chamadas gorduras boas, que fazem bem ao nosso corpo e ajudam em um bom desenvolvimento muscular. Nesta lista podemos destacar: azeite de oliva, nozes, manteiga de amendoim.

    Estou dando aqui as dicas de como comer, mas não esqueça a outra parte: TREINAR. Somente com a Musculação e exercícios aeróbios é que você vai ganhar tamanho muscular e definição.

    Clique aqui para conferir todas as matérias sobre Hipertrofia Muscular!

Comentários

  1. mais um bom artigo de informação, muito bom.

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    1. Obrigado Fabio Maia.
      Continue acompanhando meu blog e obtenha mais informações interessantes.
      Abraço

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