Rosca Direta - Barra Reta ou Barra W, qual a melhor?


Rosca Direta - Barra Reta ou Barra W?

Em uma sala de Musculação todo Professor já se deparou com a seguinte pergunta de seus alunos: qual a melhor barra para fazer a Rosca Direta, barra reta ou barra W?

Visando acabar de vez com esse questionamento e certos "achismos" que encontramos por aí, decidi compartilhar as informações de um Artigo Científico que estudei e analisei.

Confira também as seguintes matérias:
Rosca Direta com Barra - Pegada Aberta e Pegada Fechada

Bíceps Braquial - Anatomia

Rosca Direta - Barra Reta ou Barra W?
Artigo Científico analisado

Rosca Direta - Barra Reta ou Barra W?
Imagem Ilustrativa do Artigo mencionado




O objetivo do Artigo Científico era averiguar se havia alguma diferença no número de repetições máximas a serem executadas e qual das barras seria mais confortável durante a realização deste exercício. O teste foi realizado por 18 homens com uma média de treino semanal de 4-5 vezes por semana e com frequência de 5-6 meses de treinamento sem interrupção. O exercício foi ajustado com 75% da carga de 1RM sendo realizado até a exaustão.





Vamos as informações dispostas neste estudo:

- não houve diferença significativa entre os exercícios
- não houve predominância de alguma das barras apresentarem uma média de repetições maior que a outra
- pode-se especular que esta variação de ângulo da barra não é suficiente para alterar a produção de força
- em estudos eletromiográficos sabe-se que o músculo bíceps braquial (porção longa) tem sua máxima ativação na rosca direta (pegada aberta - 63%) e na execução com a barra w (pegada aberta - 61%)
- um dado extremamente significativo que deve ser observado é que a maioria dos participantes elegeram a barra w como a mais confortável na realização do exercício Rosca Direta

Conclusão:
Como não houve diferenças significativas entre o volume de repetições máximas executadas durante o exercício, o que podemos informar aos nossos alunos é que se use aquela barra que lhe seja mais confortável, seja ela a barra reta ou a barra w.

Quem quiser ver o artigo na íntegra, consulte-o no link que disponibilizo abaixo:

Espero que este meu breve resumo tenha sanado a dúvida de todos.

Referência Bibliográfica:
KRAUTLER, Daniel Job; LOSS, Jefferson Fagundes. Rosca Direta para Flexores do Cotovelo: Execução na Barra Reta ou na Barra W? Escola de Educação Física - Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS - RS

Confira também as seguintes matérias:
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Bíceps Braquial - Anatomia


Comentários

  1. prefiro a w... por dar uma força maior sei la faço com 9 kilos cada lado sofrido com a reta, e com a w faço 12~15 cada lado talvez por causa do desconforto da reta por causa dos pulsos , recomendo a W pra qm esta iniciando estou treinando a um mes ja e ja vi resultados eu so treinava com a reta como ja disse e na ultima semana espirimentei a W foi outa coisa :D... n estou tomando nada apenas mudei a alimentação como em 3 a 3 hrs , geralmente sempre coisas com proteina tipo bolo imagino q é otimo para treino como ja disse ja vi resultados em 1 mes tomando café direto com bolo banana maça

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    1. A barra W favorece a pegada e com isso consegue-se obter mais conforto durante a realização do exercício. Continue treinando forte que você alcançará seus resultados!!!

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  2. vlw foi muito util, minha opinião eh que a pegada da barra W parece mais confortavel e mais firme dando mais força, para quem tem tendinite ou pulso aberto eu aconselho..

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    1. É isso mesmo Dionatan, tudo o que esse estudo vem a esclarecer.
      Obrigado pelo comentário!!!

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  3. Muito bom esse post, por mais que eu treine com a barra reta, sempre sinto aquele desconforto no anti-braço e no pulso, as vezes nem consigo terminar o exercício.....já com a barra W já consigo fazer as series até o final, mas como o artigo mesmo afirma, é questão de conforto e gosto.....pra mim a W é nem melhor.

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    1. Isso mesmo Cristiano. A barra W facilita a pegada, mas com ambas as barras a objetividade da ativação muscular é a mesma!!!

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  4. Bom, fiquei ainda com duvidas. Pois no artigo fala apenas do conforto que dar , treinar com a barra w e do numeros de execusões com a barra. Mais quero saber em relação a ganhos se tem alguma diferença ser barra reta ou w?????

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    1. Olá Emanuel.
      No terceiro item das informações dispostas que apresentei nesta matéria está escrito: "pode-se especular que esta variação de ângulo da barra não é suficiente para alterar a produção de força". O autor quis dizer que a produção de força não tem nenhuma alteração, o que nos leva a concluir que independentemente da barra, o que vai promover realmente a questão de "ganhos" é o conjunto como um todo.
      Primeiramente, ver se a dieta está boa, a suplementação, o descanso, se a divisão de treino está adequada, se os métodos de treinamento estão diversificados, etc.
      Então afirmar que um exercício ou outro proporcione um ganho maior é relativo, é necessário sempre observar o todo.
      Eu particularmente, que treino há muito tempo e sempre faço observações, para mim dá na mesmo usar a barra reta ou a barra w. Como escrevi na matéria, a carga que eu uso em uma barra eu também utilizo na outra.
      Quanto aos ganhos, vamos sempre observar o conjunto.
      Abraço

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