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07 outubro 2017

Tapioca - Bom ou Ruim em nossos hábitos alimentares?

Tapioca - Bom ou ruim em nossos hábitos alimentares?

"Não como pão, só como tapioca porque quero emagrecer".

Quem já ouviu muito essa frase?
Aposto que todos os frequentadores de academia já ouviram.

Mas por que algumas pessoas usam essa "lógica" e tentam endeusar a tapioca?
Vamos analisar mais abaixo.




Mas primeiramente quero te fazer outra pergunta: Você sabe o que é a tapioca???
Se não sabe, vai saber agora.


A tapioca é basicamente a fécula da mandioca, conhecida também como goma da mandioca, polvilho doce ou polvilho azedo, e o seu processo de obtenção é muito simples. 
A primeira etapa de produção começa descascando a mandioca, e em seguida ela é triturada até virar uma massa bem fina. Em seguida, essa massa é misturada com água, peneirada, e deixada descansar para decantar. Após um período, a mistura já estará separada em duas partes, sendo a água a parte superior, e a goma da mandioca (tapioca) a inferior (no fundo). A última etapa consiste na secagem, que pode ser feita natural (ao sol) ou artificial.


Sabendo o que é a tapioca, agora vamos as considerações!

A tapioca tem alta carga glicêmica e o seu IG (índice glicêmico) altíssimo, maior que o do pão e até do açúcar. 

Veja a tabela nutricional da tapioca 🔻
tabela nutricional da tapioca


Suas chances de ganhar peso comendo muita tapioca são maiores, porque tapioca não tem fibras e não tem proteína.

Mas aí chegam algumas pessoas e dizem: "Ah mas a tapioca não tem glúten".
Veja bem.
►Trocar pão pela tapioca só por não ter glúten se você NÃO é celíaco, não vai sentir nenhum desconforto e não vai fazer diferença nenhuma. Entenda isso!

TAPIOCA X PÃO

►Entre uma tapioca e um pão integral, a melhor opção é o pão integral, que tem fibras e nutrientes.

►Entre a tapioca e o pão branco, NÃO tem diferença. Ou melhor ainda tem: o IG do pão é menor!

CHIA AJUDA A REDUZIR O IG DA TAPIOCA?

Não. O que vai ajudar a reduzir a CARGA glicêmica é comer junto com fontes de proteínas e gorduras (o mesmo com o pão).

O que ouvimos por aí:
"Olha, eu troquei o pão por tapioca e emagreci". 

Vamos analisar!

O que podemos imaginar é que você deixou de lado todos os hábitos ruins que favoreciam o seu ganho de peso e que eram muito prejudiciais, e por isso você emagreceu.

Com certeza NÃO foi somente tapioca que te emagreceu. Lembre-se que é necessário sempre um conjunto de fatores corretos para que o emagrecimento aconteça, ou seja, sempre será multifatorial. 

CONCLUSÃO

A tapioca não emagrece.
O pão não emagrece.

Mas é possível emagrecer comendo tapioca e comendo pão também. Tudo vai depender da quantidade, as formas de se comer, a adequação e os seus hábitos alimentares diários.

Seja tapioca, ou seja pão, pode-se comer OS DOIS! 
Basta ter um bom senso, se adequar e não comer exageradamente nem um nem outro.


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