AdSense topo

11 abril 2017

Rosca direta com barra - Pegada Aberta e Pegada Fechada


Rosca Direta com Barra

Nas academias em que trabalho sempre me deparo com muitas e muitas dúvidas dos alunos. Por isso, nesta matéria vou acabar de vez com essa dúvida sobre a Rosca Direta e as pegadas aberta ou fechada.

Confira também as seguintes matérias:
Rosca Direta - Barra W ou Barra Reta
Bíceps Braquial - Anatomia

Vamos lá!!!
A Rosca Direta é um exercício de grande ativação muscular do Bíceps Braquial, tanto a porção longa como a porção curta, e o Braquial. É um exercício monoarticular (utiliza apenas uma articulação) e para a realização do movimento se realiza a flexão de cotovelo.

O plano de execução do exercício é realizado no plano sagital ou antero-posterior, apoiado no eixo frontal. Na fase concêntrica do movimento acontece a flexão de cotovelo e na fase excêntrica do movimento acontece a extensão de cotovelo.

O tipo de alavanca que ocorre na execução do exercício é a de primeira classe ou interfixa, onde a resistência está representada pelo antebraço, o fulcro pela articulação do cotovelo e a força principalmente pela musculatura do bíceps braquial.



Agora vamos analisar as pegadas:

Rosca Direta com Barra




A pegada aberta enfatiza a ativação da cabeça curta do bíceps braquial, ou seja, a parte interna do braço, mais próximo do tronco.






Rosca Direta com Barra





A pegada fechada enfatiza a ativação da cabeça longa do bíceps braquial, ou seja, a parte externa do braço, mais longe do tronco.





Muita gente pergunta qual pegada é melhor. A resposta é que não importa como você realiza a pegada, mas que você precisa realizar ambas as pegadas para que haja uma variação do exercício proporcionando um melhor desenvolvimento de bíceps, deixando-o mais simétrico.

Muitas sugestões podem ser seguidas:
  • se você faz 4 séries de rosca direta, faça 2 séries com pegada aberta e 2 séries com pegada fechada;
  • faça um tri-set começando com a pegada fechada, sem descanso faça a pegada normal ao lado do corpo e depois sem descanso novamente faça a pegada bem aberta;
  • faça 1 semana só com a pegada aberta e na próxima faça só com a pegada fechada. Há inúmeras variações de treinamento.

Confira também as seguintes matérias:
Rosca Direta - Barra W ou Barra Reta
Bíceps Braquial - Anatomia

Bons treinos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é muito importante.