AdSense topo

29 março 2016

Sistemas Táticos do Futsal


Sistemas Táticos do Futsal

Visando utilizar meu blog também como fonte de informação e/ou referência para futuros Profissionais de Educação Física, a partir desta matéria também estarei compartilhando artigos, textos e trabalhos realizados durante o meu período acadêmico.
Para começar vou abordar sobre os Sistemas Táticos utilizados no Futsal. Boa leitura!

O termo sistema tático é utilizado para descrever o posicionamento dos jogadores em quadra de acordo com a função exercida por cada um. Este posicionamento tático está intimamente relacionado às ações dos adversários. É importante lembrar que a dinâmica do futsal é muito complexa e a troca de funções entre os jogadores é constante, pela exigência de uma intensa movimentação. As equipes costumam modificar seu sistema tático dentro de uma mesma partida, em virtude de possível ineficiência diante do sistema utilizado pelo adversário.

Posicionamento dos jogadores de Futsal:
Fixo: último homem da defesa. Responsável pela proteção da meta e armação das jogadas.
Alas: elo de ligação entre a defesa e o ataque (armação), auxiliares do fixo na contenção do ataque adversário e do pivô nas finalizações. Temos os alas direito e esquerdo.
Pivô: ponto de referência das jogadas ofensivas. Responsável pelas assistências aos companheiros, por finalizações a gol e pela flutuação central na marcação, fechando o meio da quadra e impedindo o lançamento para o pivô adversário.

*Observação quanto as nomenclaturas utilizadas nas figuras: 
- PV (pivô), AE (ala esquerdo), AD (ala direito), FX (fixo), G (goleiro).

Estarei abordando os seguintes sistemas:
1. Sistema 2x2
2. Sistema 3x1
3. Sistema 4x0
4. Sistema 3x2
5. Marcação Individual

1. Sistema 2x2

Sistema pioneiro, surgido na década de 1950, que se caracteriza pelo posicionamento de dois jogadores na meia quadra defensiva e de outros dois na meia quadra ofensiva. É um sistema bem simples e que exige pouca movimentação dos jogadores. Os dois de trás são responsáveis pela defesa enquanto os dois da frente, pelo ataque. Ocorrem poucas trocas de posições, e conseqüentemente, de funções. É um sistema mais estático em relação aos outros. 

Este sistema é mais utilizado em faixas etárias menores, devido ao baixo nível de complexidade e facilidade de execução. Mas equipes de alto nível também o utilizam em determinados momentos de um jogo.

Sistemas Táticos do Futsal 2x2
Sistema 2x2 básico e em "L"
Sistemas Táticos do Futsal 2x2
Sistema 2x2 em "Y" e em "C"

2. Sistema 3x1

O sistema 3x1 é responsável pela nomenclatura das posições adotadas no futsal. Além do goleiro temos o fixo, os alas (direito e esquerdo) e o pivô. É um sistema de movimentações bem mais complexas que o anterior. 

O pivô tenta "despistar" ou "tomar a frente" do seu marcador para receber a bola de seus companheiros na meia-quadra ofensiva. Os alas e o fixo realizam movimentações para criarem espaços onde a bola possa ser lançada ao pivô, que joga de costas para o gol adversário e, por isso, tenta dominar e preparar a bola para seu companheiro ou, dependendo da situação, girar em cima de seu marcador para finalizar o gol. Esta movimentação realizada pelo fixo e pelos dois alas é denominada rodízio. Com o rodízio uma equipe mantém a posse de bola até o momento ideal de tocá-la ao pivô ou finalizar.

Este sistema apresenta constantes movimentações e trocas de posições e funções, principalmente por parte dos três armadores: o fixo e os dois alas. O pivô, por sua vez, apresenta uma função mais definida, ficando quase sempre na meia-quadra ofensiva e, portanto, fora destas trocas, ou melhor, do rodízio.

Sistemas Táticos do Futsal 3x1
Sistema 3x1



3. Sistema 4x0

Sistema criado pelas equipes europeias, principalmente as espanholas. É o sistema mais complexo que existe, porém se assemelha muito ao sistema 3x1. 

A diferença mais significativa é que o pivô também entra no rodízio. Isto faz com que os jogadores se revezem no exercício das funções de acordo com a situação do jogo e de seu posicionamento em quadra. Sempre haverá um fixo, dois alas e um pivô, porém eles se alternam em virtude do rodízio. É um sistema onde as trocas de funções são tão constantes quanto as movimentações, criando e preenchendo os espaços vazios e, assim, dificultando a marcação da equipe adversária.

Sistemas Táticos do Futsal 4x0
Sistema 4x0

4. Sistema 3x2

Originado pela mudança na regra que possibilitou a utilização do goleiro para a armação das jogadas. O posicionamento dos jogadores de linha é bem próximo do sistema 2x2. 

A mudança é que o goleiro deixa a área e posiciona-se entre os dois defensores, sendo o último homem. Os dois atacantes ocupam a meia-quadra ofensiva e se cruzam à frente do goleiro adversário, atrapalhando sua visão. Os defensores também se posicionam na meia-quadra ofensiva, logo após a linha divisória para receberem a bola e ainda terem a opção de passe para o goleiro. Defensores e atacantes também trocam de posição para confundir a defesa adversária. Neste sistema o goleiro deve possuir boa técnica com os pés.

Sistemas Táticos do Futsal 3x2
sistema 3x2

5. Marcação Individual

A marcação individual caracteriza-se pelo confronto direto entre dois jogadores, o chamado homem-a-homem (1x1). Há uma definição prévia de marcação, onde cada jogador fica responsável pela marcação de um adversário, fato que "força" o virtuosismo técnico, o individualismo. O posicionamento da equipe defensora é em função dos jogadores adversários.
Esta marcação pode ser realizada na quadra toda ou somente na meia-quadra defensiva.

Pontos positivos:
- diminui a opção do passe, forçando o erro adversário;
- maior desgaste físico dos adversários pela necessidade de maior movimentação em busca de espaços;
- dificulta o chute de longa distância;
- reduz o tempo de posse de bola do adversário;
- diminui o tempo de reação do adversário para refletir sobre a jogada.

Pontos negativos:
- grande desgaste físico dos defensores, proporcional à movimentação dos atacantes;
- abre o meio da quadra, facilitando lançamentos, infiltrações e "bolas nas costas";
- dá maiores possibilidades de vantagem numérica ao adversário, na ocorrência de um drible, dificultando a recuperação e a cobertura.

Até a próxima!!!

15 comentários:

  1. eu adorei me ajudou bastante obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o objetivo, ajudar e informar!!!!
      Continue visitando o blog.

      Excluir
  2. muito bom tava precisando para um trabalho de sala

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudou. Fiz esse trabalho cheio de detalhes, então com certeza é uma boa referência a ser seguida.
      Continue visitando o blog!!

      Excluir
  3. Muito obrigado isso me ajudou mt

    ResponderExcluir
  4. não consigo copiar o conteúdo o que há de errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo. Este blog contém um código que não permite copiar o conteúdo. Sou totalmente contra o uso de Ctrl C + Ctrl V. Obrigado. Continue visitando o blog.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Olá Unknown.
      Dê uma olhada no sistema 2x2 em Y.
      Você notará que o 2x1x1 encontra-se relacionado a ele.
      Obrigado pela visita.
      Abraço

      Excluir
  6. Respostas
    1. Muito obrigado Elizania. Que bom que gostou do conteúdo.
      Continue visitando o blog.
      Abraço

      Excluir
  7. Olá Marcelo, sou novo no ramo, tenho um conhecimento significativo sobre táticas de futebol, como; alinhamento, compactação, setorização defensiva e ofensiva, além de ocupações de espaços. Sou adepto de um jogo coletivo com muita obediência tática. Mas no futsal estou começando um trabalho agora, e queria uma "força" sua. Em sua opinião, qual destes sistemas que você citou é mais sólido e competitivo?! Desde já lhe agradeço. Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas.
      Eu publiquei essa matéria baseada em um trabalho que fiz na Universidade e o disponibilizei porque o meu Professor achou bem completo e me falou que seria uma boa compartilhar esse conteúdo para outros estudantes.
      Não sou especialista em Futsal, então nesta questão recomendo procurar outro profissional para esclarecer todas as suas dúvidas.
      Abraço

      Excluir

Deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é muito importante.