AdSense topo

27 setembro 2017

Suplementos - Mitos e Verdades


Suplementos Alimentares

Nesta matéria estarei abordando várias questões relacionadas ao mundo da suplementação, desmistificando conceitos errôneos e afirmando o que realmente é verdade.

Agora você estará bem informado sobre suplementação. Boa leitura!!!
  • Somente com o uso de suplementos alimentares você consegue hipertrofiar?
MITO. Os suplementos são utilizados para suprir o que a alimentação não consegue fornecer na sua totalidade. Por exemplo, em calorias. Mas se o indivíduo faz uma dieta adequada, orientada e bem ajustada (o que realmente é difícil) em calorias, proteínas, carboidratos, é possível hipertrofiar sim. 

Vale lembrar que a relação alimento x suplemento depende de como são as refeições dos indivíduos e de quanto querem "crescer".
  • Whey Protein pode prender o intestino e inchar a barriga?
DEPENDE. Existem pessoas que apresentam baixa produção de lactase - enzima que digere o açúcar do leite (lactose), e isso gera um desconforto gastrintestinal, como gases, barriga estufada, diarreia ou mesmo constipação intestinal. Nesses casos, um profissional de nutrição poderá indicar alternativas ao soro do leite.
  • Os shakes hipercalóricos podem substituir as refeições de quem quer ganhar massa muscular?
MITO. Quem quer ganhar massa muscular tem que ingerir mais calorias, então os shakes seriam complementos e não substitutos.


  • Se meu objetivo é definir, não posso tomar Maltodextrina?
DEPENDE. Lembre-se que para definir dependemos de um balanço calórico negativo. A Maltodextrina é um carboidrato e suas calorias devem ser somadas a sua ingestão total, não excedendo seu gasto total. Se bem utilizada, ajuda a melhorar a performance no exercício devido à disponibilização de energia. É especialmente eficiente em atividades de longa duração.
  • Todas as pessoas podem usar Whey Protein?
MITO. Nenhum produto deve ser generalizado para todas as pessoas. Primeiro é preciso avaliar a rotina da pessoa, seus hábitos alimentares e estado funcional do indivíduo, ou seja, como funciona o intestino, alergias, sinais e sintomas clínicos gerais. 

Tem pessoa que tem alergia a proteína do leite, então, não pode consumir Whey Protein. Já outras apresentam desconforto gastrintestinal. Temos que observar isso para não agredir o corpo com nenhuma proteína "estranha" a ele.
  • O CLA é o melhor termogênico do mercado?
DEPENDE. Acreditamos que o CLA não deva ser classificado como um termogênico, apesar do objetivo final ser o mesmo: perda da gordura. 

O CLA (ácido linoléico conjugado) tem como ação inibir as enzimas que armazenam a gordura ingerida, enquanto os termogênicos possuem ação de acelerar o metabolismo e aumentar a queima calórica (normalmente com presença de estimuladores como a Cafeína). 

Na verdade a questão é: o CLA é o melhor suplemento que auxilia na definição muscular? Nesse caso, ele pode ser utilizado junto com um termogênico para melhorar a queima de gordura.
  • Quanto mais Creatina você toma, mais resultado você vai ter?
MITO. O nosso organismo tem um mecanismo de saturação, ou seja, não adianta aumentar demasiadamente a dose, pois ele não responde a ela. E isso é muito claro com a Creatina.
  • A fase de saturação é obrigatória para quem usa Creatina?
MITO. Hoje já se sabe que os resultados são os mesmos se fizer a fase de saturação ou não fizer, então, não há necessidade de sobrecarregar o organismo por 20 dias usando uma grande quantidade de Creatina.
  • Creatina causa problemas nos rins e no fígado?
MITO. Todos os estudos científicos apontam para a ausência de efeitos colaterais da Creatina em relação ao fígado e rins. É claro, se consumida corretamente e sob orientação.
  • Todas as creatinas são iguais?
MITO. Existem algumas formas diferentes de como a Creatina se apresenta, mas a que foi mais aplicada nos estudos com os melhores resultados foi a Monohidratada.
  • Qualquer pessoa emagrece tomando inibidor de apetite?
MITO. Nenhum inibidor de apetite emagrece. Os inibidores de apetite atuam nos neurotransmissores que modulam a fome no cérebro, aumentando e diminuindo vários neurotransmissores que controlam a vontade de comer. 

Algumas pessoas com compulsão alimentar podem se beneficiar do uso temporário desses fármacos, recomendados sob orientação médica e quando associado a um tratamento de reeducação alimentar e atividade física supervisionada. O que emagrece é dieta e exercício físico. Logo, inibidores de apetite devem ser usados em casos específicos. 

Por outro lado, existem nutrientes inibidores de apetite naturais que ajudam o metabolismo a trabalhar de forma mais adequada e modulam os neurotransmissores, como, por exemplo, os aminoácidos L-Tirosina, L-Fenilalanina, algumas plantas como a Garcínia Cambodja e os minerais Cromo e Vanádio. Porém, as doses devem ser indicadas caso a caso.
  • Carvão ativado e canela ajudam a conter os gases pelo uso de Albumina?
VERDADE. O carvão ativado tem uma afinidade com o gás carbônico e outros gases, logo possui um efeito quelante, fazendo com que os gases sejam mais facilmente absorvidos e eliminados. Quanto à canela, ainda não existe um estudo sério conduzido que comprove sua eficiência em termos de evitar os gases. Mas já se sabe que a canela ajuda no controle da glicemia por melhor absorção da glicose intestinal, logo, melhor absorção da glicose, menos fermentação.


  • Whey só funciona se tomar com leite ou com água gelada?
DEPENDE. Whey funciona melhor se tomada com água, pois sua absorção será mais rápida. Porém, quando o Whey é administrado com leite, ocorre também um efeito anticatabólico pela presença da Caseína do leite, que é uma proteína de lenta absorção. 

Com isso, os aminoácidos serão absorvidos de uma forma constante e duradoura. Recomenda-se que, se for usar o Whey com leite, usar um Whey concentrado pois é mais barato que a isolada.
  • Existem anabolizantes naturais que não causam danos à saúde?
VERDADE. Sim, comer é anabolizante. O melhor anabolizantes é a nutrição. Todos os fisiculturistas sérios e inteligentes tem muita base em nutrição ou são orientados por nutricionistas experientes da área esportiva. Alguns suplementos naturais beneficiam o metabolismo anabólico sem causar danos, porém, os tipos e as dosagens devem ser adequadas caso a caso. Chamamos isso de individualidade bioquímica.
  • É possível aumentar a produção de GH sem o usos de anabolizantes?
VERDADE. O GH é um hormônio que o organismo fabrica naturalmente e é regulado pelo treinamento com peso, dieta adequada e sono profundo.
  • Aspirina e Ibuprofeno são bons anti-inflamatórios para recuperação muscular?
MITO. A inflamação é um processo natural, necessário e transitório. logo, não há a necessidade de usar fármacos inibidores da inflamação, a não ser em casos de lesão. Porém, nessa situação, o indivíduo deve ser encaminhado e supervisionado por um médico do esporte. A pessoa nunca deve se medicar sem orientação profissional.

Fonte Consultada: Revista Super Treino nº 49


2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário. Sua opinião é muito importante.